• The DNA News
  • Posts
  • 🏋️‍♂️ Atividade física pelo SUS

🏋️‍♂️ Atividade física pelo SUS

🌀 Tour de headlines;🦷 Boca saudável, mente afiada;🤖 Mãos humanas e robótica;

☕️ Ótima quarta! A pessoa que não sabe interpretar bem o que as pessoas falam acabam causando conflitos sem saber o que está causando.

Destaques da 427º edição (além do título de hoje)

🌀 Tour de headlines;

🦷 Boca saudável, mente afiada;

🤖 Mãos humanas e robótica;

🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!

As mãos humanas são o maior desafio da robótica

Já parou para pensar no quão incrível é a nossa mão? Com 27 ossos, 30 músculos e uma rede complexa de ligamentos e tendões, ela executa tarefas absurdamente precisas — de digitar mensagens a tocar piano.

A ciência ainda luta para criar próteses e robôs que consigam imitar a destreza das mãos humanas.

IA aprendendo com erros: Assim como bebês treinam a coordenação, robôs também precisam de aprendizado contínuo para aperfeiçoar seus movimentos.

E aí vem um grande problema para os robos: a falta de sensibilidade. Diferente dos humanos, as próteses ainda não conseguem integrar sentidos como tato e temperatura, o que dificulta a adaptação a tarefas do dia a dia.

Ou seja, por mais que a tecnologia avance, a complexidade das nossas mãos ainda dá um baile na robótica.

Boca saudável, mente afiada: como a saúde bucal ajuda na cognição

Já escovou os dentes hoje? Pois saiba que sua boca pode estar mais conectada ao seu cérebro do que você imagina. Um estudo recente revelou que o microbioma oral pode influenciar diretamente a memória e a cognição.

Boas bactérias, bom cérebro. Espécies como a Neisseria estão associadas a uma memória afiada e mais foco. Elas ajudam a manter seu sistema funcionando direitinho.

Vilãs do esquecimento

Já outras, como a Porphyromonas, foram ligadas ao declínio cognitivo. Elas podem bagunçar seu raciocínio e acelerar problemas neurológicos.

  • A dieta mediterrânea, rica em nitratos (pense em folhas verdes e beterraba), estimula o crescimento das bactérias boas e protege sua mente. 

💡 Uma dica: escova e fio dental no modo turbo. Manter uma higiene bucal impecável pode ser uma estratégia de longo prazo para prevenir problemas cognitivos.

Atividade Física no SUS? Sim, agora é lei!

A Comissão de Saúde da Câmara aprovou um projeto de lei que cria um programa de atividade física dentro do SUS. Agora, o incentivo para sair do sedentarismo pode vir direto do sistema público de saúde.

O objetivo? Reduzir o sedentarismo, já que boa parte dos brasileiros não pratica exercícios regularmente. O programa também foca na alimentação saudável, no combate ao tabagismo e na prevenção de doenças crônicas.

Como vai funcionar?

As atividades serão conduzidas por profissionais de educação física, principalmente nas escolas públicas, que funcionarão como polos do projeto.

🥊 Zuckerberg vs sistema de saúde. A Meta anunciou que está abandonando os esforços de verificação de fatos em suas plataformas em prol da liberdade de expressão. Veja como isso afeta o mundo da saúde. 

👋 Bye, bye OMS. Os Estados Unidos deram adeus à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais uma vez.

🧊 Enganando a morte. Essa empresa aqui está operando ambulâncias adaptadas para realizar o processo de criogenia logo após a declaração legal de morte de um paciente. 

🧠 Um bônus cerebral. Novo estudo liga Ozempic e Wegovy à redução do risco de Alzheimer. 

🏋️‍♂️ Mensalidade de até R$ 3 mil. Academia mais cara de SP, tem aroma cítrico e oferece mimos. 

📈 12.322.368 procedimentos. SUS registra em 2024 o maior número de cirurgias eletivas da história.

📈 O IMC está com os dias contados?  Cientistas estão questionando o uso do IMC como único critério para diagnosticar obesidade.

📈 Reino Unido abre primeiro centro para consumo seguro de drogas injetáveis. Com o mundo de olho em Glasgow, será que Thistle pode ser a prova de que uma abordagem humana e pragmática é o caminho para enfrentar a crise das drogas?

📉 Existe risco de uma nova pandemia? Saiba mais sobre o surto de doença viral que tem preocupado a China. 

📉 Crise dos microplásticos. Objetos do dia a dia podem estar colocando a humanidade em risco. Um estudo recente mostra que produtos químicos presentes em plásticos comuns estão ligados a milhões de mortes e casos de doenças cardíacas.

Se a edição de hoje fosse um caso clínico, seria digna de publicação?

Aproveite para mandar o seu feedback (não economize palavras)!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

📮Já conhece nossas newsletters?