Neymarização da Medicina

Quadro de saúde do Papa Francisco, O filho preferido realmente existe e muito mais.

Linha tênue

🩺 Bom dia. Acalme-se, pois você não está sozinho. Experimente esta Meditação da Síndrome do Impostor de 10 minutos. No final, você vai se sentir mais leve, centrado e pronto para brilhar.   

🎧 PODCAST | OUÇA ESTA EDIÇÃO

Destaques da 435º edição (além do título de hoje)

  • 🔎 Novo estudo revela correlação entre pré-eclâmpsia e Covid;

  • 📈 O quadro de saúde do Papa Francisco;

  • 👨‍👧 O filho preferido realmente existe;

  • 🌪 E pra finalizar, um tour pelas healthlines;

🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!

A GRANDE HISTÓRIA

Estudo aponta correlação entre pré-eclâmpsia e Covid 

Um estudo recente da Unicamp, com apoio da Fapesp, revelou uma possível ligação entre a Covid-19 e o desenvolvimento de pré-eclâmpsia. A descoberta pode mudar a forma como essa complicação é monitorada durante a gestação.

A pré-eclâmpsia é uma patologia obstétrica que ocorre geralmente após a 20ª semana de gestação, que estreita a passagem sanguínea, causando uma sobrecarga da circulação durante toda a gestação.

Durante a pandemia, os médicos enfrentaram dificuldades para distinguir a pré-eclâmpsia da Covid-19, já que ambas podem causar insuficiência renal, disfunção hepática e hipertensão.

  • Receptor ACE2 no radar: O vírus da Covid-19 usa esse receptor, que regula a pressão arterial. O estudo sugere que essa interação pode aumentar o risco de pré-eclâmpsia.

📊 Números que preocupam. 300 mortes maternas por pré-eclâmpsia todo ano no Brasil. 3.030 óbitos maternos registrados em 2021, em grande parte devido à Covid-19.

Quem deve redobrar os cuidados?

Mulheres com histórico de hipertensão, diabetes, doenças autoimunes e gravidez gemelar devem redobrar os cuidados. Agora, gestantes que tiveram Covid-19 também podem entrar na lista de atenção.

NOSSO CONVIDADO

Neymarização da Medicina

Li, ontem, numa propaganda do Instagram: “você é médico e está cansado das consultas de 500 reais, clique aqui e saiba como ganhar 2 milhões por mês no seu consultório.”

O imaginário do jovem médico foi trespassado pela futebolização da vida, de modo que promessas de salários neymarescos, ao invés de despertarem uma gargalhada, atormentam o jovem aspirante ao cargo social de “médico”.

Os 17 anos, alguns jovens, muitas vezes respondendo, na verdade, aos sonhos dos pais, sonham entrar na faculdade de medicina como se fossem estrear no Manchester City.

Existe espaço para tanto Neymar na Medicina?

E mesmo ele, o Neymar, famoso e bilionário, declara, com 33 anos, na sua volta ao Santos:

“Pisando aqui, me sinto com 17 anos de novo. [Estou] muito empolgado e com muita vontade de jogar, obviamente que a seleção é algo que quero voltar. Tenho algo a conquistar ainda [a Copa do Mundo], uma missão que acho que é minha última. Então vou atrás dela de qualquer jeito….quero voltar a ser feliz.”

E você com 33 anos, quando ficar triste, vai voltar para onde? Para a faculdade?

@Bruno

CIÊNCIA

O filho 'favorito' existe e um novo estudo revela quem e por quê.

Quem não é filho(a) único já desconfiou, em algum momento, que existia um filho favorito na família. E agora, um estudo da American Psychological Association confirma que essa suspeita tem fundamento — e revela os fatores que influenciam essa predileção.

Qual filho(a) leva vantagem?

  • 👩Filhas: segundo os pais entrevistados, as meninas tendem a ocupar o posto de queridinhas, especialmente quando o assunto é companhia e suporte emocional.

  • 👨🏽 Primogênitos: os mais velhos ganham mais liberdade e autonomia — vantagens que persistem até na vida adulta.

  • 🤟 Personalidade de ouro: crianças agradáveis, responsáveis e prestativas também tendem a receber mais atenção e cuidado.

Como descobriram isso?

Em vez de perguntar diretamente sobre o "favorito", os pesquisadores analisaram dados como tempo de interação, apoio financeiro e até o nível de conflito entre pais e filhos.

Por que isso importa?

Crianças que percebem uma diferença no tratamento podem desenvolver ansiedade, depressão e problemas de comportamento. Já os "favoritos" tendem a ter melhor desempenho escolar e mais chances de entrar na faculdade.

Para os pais, a dica é clara: tratar os filhos de maneira diferente pode ser natural, mas o diálogo e o entendimento são essenciais para manter a harmonia familiar. Porque, no fim das contas, o coração de pai e mãe sempre tem espaço para todos — pelo menos na teoria.

NOTÍCIAS DIVERSAS

🕶️ Óculos de sol: a maioria não protege contra raios UV, alerta estudo. Pesquisa da USP revela que apenas 1 em 12 modelos testados atende aos padrões internacionais de segurança. Confira a lista aqui

🦋 Adolescente morre após injetar mistura caseira com borboleta na Bahia. Um jovem de 14 anos faleceu após injetar uma mistura de água e restos de borboleta. 

🏛️ Câmara vota esta semana a Estratégia Nacional de Saúde. O projeto, prioridade do governo, propõe parcerias público-privadas para fortalecer o SUS e dar preferência a empresas estratégicas de saúde nas compras públicas. 

📖 O dia em que Eva decidiu morrer. A dica de leitura de hoje é um debate sobre o direito de morrer. O novo livro conta a história de uma filósofa brasileira que escolheu a morte assistida na Suíça após um AVC.

📺 "Vinagre de Maçã". Série da Netflix expõe falhas do sistema de saúde. A nova produção retrata a história de uma paciente que abandona o tratamento tradicional contra o câncer em busca de métodos alternativos, levantando questões sobre como o sistema médico falha em ouvir e cuidar dos pacientes como indivíduos. 

MUNDO

Papa Francisco está com pneumonia bilateral, diz Vaticano

O Vaticano confirmou que o Papa Francisco está internado no hospital Policlinica Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. O pontífice, de 87 anos, já está no quinto dia de hospitalização, mas, segundo comunicados, mantém o bom humor e segue acompanhando algumas atividades.  

O que se sabe sobre o quadro clínico?

Exames confirmaram uma infecção polimicrobiana, agravada por um histórico de bronquiectasia e bronquite asmática. O Papa está em tratamento com antibióticos e cortisona. O Vaticano reforça que ele está estável e recebendo todos os cuidados necessários.  

Histórico de saúde

Francisco já havia cancelado compromissos no início de dezembro devido a um "forte resfriado" — que acabou evoluindo para bronquite. O Papa tem um pulmão comprometido desde os 21 anos, quando parte do pulmão direito foi removida após uma pneumonia grave. 

Apesar do repouso absoluto recomendado, o papa segue lendo, trabalhando e recebendo a Eucaristia. Ele também agradeceu as mensagens de apoio, incluindo cartinhas e desenhos de outros pacientes do hospital.  

RECOMENDAÇÃO

Síndrome do Impostor… todos nós já passamos por isso

Já sentiu aquela voz incômoda na cabeça dizendo que você não é bom o suficiente ou que não merece todo o sucesso que está conquistando? 

Acalme-se, pois você não está sozinho. Experimente esta Meditação da Síndrome do Impostor de 10 minutos. No final, você vai se sentir mais leve, centrado e pronto para brilhar.   

Se a edição de hoje fosse um caso clínico, seria digna de publicação?

Aproveite para mandar o seu feedback (não economize palavras)!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DA TRIPULAÇÃO

Estamos oficialmente no Spotify! Se você já gosta de receber nossas notícias direto na sua caixa de e-mail, agora pode escutar todas elas nas plataformas de áudio. 

📮Já conhece nossas newsletters?