- The DNA News
- Posts
- Técnicos em medicina
Técnicos em medicina
Esse pode vir a ser o futuro da Medicina.

☕️ 🩺 Bom dia. Se você deixar o tempo resolver seus problemas, a vida vai passar e você nem vai notar. Encare os desafios de hoje antes que eles se tornem os arrependimentos de amanhã.
PODCAST DO THE DNA
Destaques da 432º edição (além do título de hoje)
🏋️♂️ Estão usando Tadalafila como pré-treino;
📺 O polêmico comercial de saúde no Super Bowl;
🧊 Banho de gelo realmente funciona?
🌪 Tour pelas healthlines;
🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!
A GRANDE HISTÓRIA
Técnicos em medicina: o (triste) futuro

O Brasil nunca teve tantos médicos em formação. Novas vagas surgem a cada semestre e milhares de estudantes estão ingressando no curso que, um dia, foi sinônimo de prestígio e realização. Mas a pergunta que poucos estão fazendo é: o que estamos realmente formando?
O mercado está saturando
E não é porque temos médicos demais (por enquanto). O problema é outro: cada vez menos médicos que são realmente bons. O que tá crescendo é o número de técnicos treinados para seguir protocolos e garantir que o sistema continue funcionando — mesmo que isso custe a exaustão e o sacrifício pessoal.
Ser médico será ocupar só mais um cargo
Muitos vão aceitarão qualquer oferta de trabalho, sem poder escolher — e olha que isso já é realidade em algumas capitais do país. Os salários serão definidos pelo mercado, que sempre encontrará alguém disposto a ganhar menos.
Os que se recusarem a apenas executar serão a minoria. Mas serão os bons médicos. Porque o diploma não faz médico — atitude faz.
Mas o fato é que, no meio da saturação de diplomas, o Brasil ainda vai continuar precisando de médicos. A questão que a gente quer trazer aqui com essa história é te fazer refletir: ser mais um jaleco branco ou ser insubstituível?
CIÊNCIA
Estão usando Tadalafila como pré-treino

(Reprodução: Getty)
Nos últimos anos, o uso inadequado de tadalafila como pré-treino tem ganhado popularidade em academias, sob a falsa premissa de que a vasodilatação promovida pelo medicamento melhora o desempenho físico.
No entanto, essa prática desconsidera os riscos associados, especialmente em indivíduos sem indicação clínica.
Complicações potenciais
Um dos efeitos críticos é o priapismo (ereção prolongada), que exige atendimento urgente para prevenir lesões irreversíveis. Reações raras, porém relevantes, incluem perda súbita de visão (neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica – NAION) e surdez abrupta.
O que fazer em uma emergência?
Monitore continuamente pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC). Também Investigue sintomas de alarme: dor torácica, dispneia, alteração do nível de consciência.
Dependendo da gravidade, pode ser necessário iniciar a fluidoterapia ou usar vasopressores. Contraindicado uso de nitratos.
Se o paciente apresentar priapismo, encaminhar urgentemente ao urologista. Tratamento imediato: aspiração do sangue cavernoso; Infiltração intracavernosa de fenilefrina (diluída).
Em casos de parada cardiorrespiratória, a prioridade é iniciar imediatamente a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e realizar desfibrilação, se indicada. No entanto, é fundamental considerar o uso recente do medicamento, já que suas propriedades vasodilatadoras podem complicar o manejo hemodinâmico e para não administrar o nitrato.
MERCADO
O comercial de saúde no Super Bowl que está dando o que falar…
O Super Bowl não é só sobre futebol americano — é também um dos maiores palcos publicitários do mundo. Mas este ano, um anúncio da Hims & Hers, uma healthtech de telemedicina e saúde digital, roubou os holofotes (e causou indignação).
O motivo? Uma campanha ousada vendendo semaglutida manipulada — o princípio ativo do Ozempic e Wegovy.
Contextualizando
O comercial atacou o sistema de saúde dos EUA, destacando os altos preços da semaglutida e a falta de acesso ao medicamento.
Mas qual o problema? Apesar da crítica, a Hims & Hers não deixou claro os riscos e efeitos colaterais da semaglutida, algo exigido pela FDA (a Anvisa dos EUA).
E o histórico da startup também não ajuda. A empresa se aproveitou de uma brecha legal que permite a manipulação de substâncias em falta para produzir o medicamento, mas isso não significa que ele tenha aprovação oficial.
O que médicos e especialistas estão dizendo?
Eles apontaram que o comercial usou estratégias apelativas para convencer os consumidores:
|
|
A Hims & Hers rebateu as acusações e afirmou que seus críticos são "cúmplices das falhas do sistema", alegando que a empresa só quer democratizar o acesso aos medicamentos.
O pacote de perda de peso da Hims & Hers custa US$ 165 por mês e inclui:
- Semaglutida manipulada (quando necessária);
- Avaliação nutricional e plano alimentar;
- Orientação para exames físicos;
Enquanto isso, fica a pergunta: foi uma jogada de marketing genial ou um exemplo perigoso de publicidade na saúde?
NOTÍCIAS DIVERSAS
👁 Ozempic e cegueira. Um novo estudo aponta que o Ozempic e outros medicamentos para perda de peso podem estar associados a condições que podem levar à cegueira.
😴 Se você usa pílulas para dormir, cautela. Elas podem até ajudar a pegar no sono, mas uso constante pode estar relacionado a problemas de memória no futuro, como a demência.
🇧🇷Tratamento revolucionário contra o câncer. Uma nova técnica chamada de crioablação usa temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir células cancerígenas em menos de 6 dias — a técnica é de um dos professores da UNIFESP.
🦟 São Paulo registrou a primeira morte por dengue do ano. E no Brasil, um ano após o início da imunização, a procura por vacina é baixa — Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas.
🎥 Celular explode no bolso de jovem. Uma mulher ficou ferida após o celular que estava no bolso traseiro de sua calça explodir, veja as imagens.
🤖 Inteligência artificial ganha ainda mais espaço na medicina privada. Planos de saúde e hospitais desenvolvem soluções de IA que vão do combate a fraudes ao cruzamento de dados em prontuários digitais, para agilizar os atendimentos e reduzir os altos custos do setor.
CIÊNCIA
Será que o banho de gelo funciona?
(Reprodução: Giphy)
Os banhos de gelo viraram sensação nas redes sociais, com celebridades e influenciadores jurando que a prática traz uma série de benefícios, como menos estresse, recuperação muscular mais rápida e um sistema imunológico mais forte. Mas será que é isso tudo mesmo?
O que os especialistas dizem?
A verdade é que a ciência ainda está tentando entender o real impacto dessa prática. Um estudo recente sugeriu que, ao contrário do que se pensa, a imersão em água fria pode aumentar a inflamação, não diminuir.
Quando você mergulha em água fria, o corpo pode reagir com uma resposta inflamatória aguda, algo esperado quando o organismo é exposto ao frio intenso.
Essa inflamação inicial pode ser uma parte do processo de recuperação, ajudando os músculos a se adaptarem, como acontece após um treino pesado.
Há benefícios a longo prazo?
Embora o começo possa ser um pouco desconcertante para o corpo, o estudo apontou alguns efeitos positivos:
Alívio da dor, já que água fria pode ajudar a reduzir a dor muscular e o desconforto.
Menos faltas por doença: participantes que aderiram aos banhos de gelo relataram menos ausências no trabalho devido a doenças.
Mas atenção… Quem sofre de condições como problemas cardíacos, histórico de derrame ou problemas respiratórios deve ter muito cuidado ao tentar os banhos de gelo.

📈 Humanos com rins de porco. A FDA aprovou ensaios clínicos para estudar transplantes de rins de porco geneticamente modificados em humanos.
📉 Qual segurança de equipamentos especializados? Menino de 5 anos morre após câmara hiperbárica explodir com ele dentro.
📈 Adesivo para o coração. Adesivo de células tronco como curativos para o coração
📉 Crise dos microplásticos. Objetos do dia a dia podem estar colocando a humanidade em risco. Um estudo recente mostra que produtos químicos presentes em plásticos comuns estão ligados a milhões de mortes e casos de doenças cardíacas.
Se a edição de hoje fosse um caso clínico, seria digna de publicação?Aproveite para mandar o seu feedback (não economize palavras)! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DA TRIPULAÇÃO
Estamos oficialmente no Spotify! Se você já gosta de receber nossas notícias direto na sua caixa de e-mail, agora pode escutar todas elas nas plataformas de áudio.