- The DNA News
- Posts
- Trump vs Ciência
Trump vs Ciência
🚓 Paciente morre depois que vereador invade sala vermelha;🥒 É ansioso(a)? Talvez você devesse comer um picles. 🩹 Adesivo para o coração;

☕️ 🩺 Bom dia. Em vez de se preocupar em trocar de ambiente o tempo todo, que tal tentar enxergar a beleza do que te cerca? pra quem tem bons olhos, a vida é sempre bonita.
Destaques da 430º edição (além do título de hoje)
🚓 Paciente morre depois que vereador invade sala vermelha;
🥒 É ansioso(a)? Talvez você devesse comer um picles.
🩹 Adesivo para o coração;
🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!
A GRANDE HISTÓRIA
Vereador invade emergência e paciente morre em MG
Ontem algo dramático aconteceu em Felício dos Santos (MG) e está gerando indignação: um vereador invadiu a sala vermelha durante o atendimento de um paciente em estado grave — minutos depois, o paciente veio a óbito.
Contexto
O vereador Wladimir Canuto entrou na sala vermelha da unidade de saúde da cidade enquanto médicos tentavam estabilizar um paciente de 93 anos com arritmia cardíaca grave.
O vereador alegou que havia recebido reclamações sobre a demora no atendimento e começou a questionar a equipe médica.
Segundo a equipe da unidade, a invasão desestabilizou o atendimento e, pouco depois, o idoso faleceu.
A causa da morte foi registrada como bloqueio átrio ventricular total.
A médica responsável afirmou que a ação do vereador prejudicou diretamente o procedimento e que ele ainda agrediu verbalmente uma servidora.
A resposta do vereador
Após a repercussão, Canuto gravou um vídeo afirmando que apenas cumpria seu papel de ‘’fiscalizador do município’’ e que teria encontrado um médico no celular. Ele defendeu sua postura e disse que "faria tudo de novo".
A prefeitura repudiou a atitude, classificando-a como "vil e ardilosa", e afirmou que tomará medidas administrativas e judiciais contra o vereador.
Até onde vai a fiscalização?
O caso reacende o debate sobre os limites do poder de fiscalização de um vereador. A fiscalização da saúde pública é legítima, mas interferir em um atendimento de emergência já é abuso de poder.
MUNDO
Revistas acadêmicas rejeitam mudanças de Trump em dados de saúde

(Reprodução: Allie Carl/Axios)
No atual governo Trump, a tentativa de moldar a ciência conforme interesses políticos bateu de frente com a comunidade acadêmica. Revistas científicas de prestígio rejeitaram estudos alterados ou pressionados para esconder dados reais sobre saúde pública.
Contexto
O governo Trump tentou modificar ou ocultar informações científicas, especialmente em temas como mudanças climáticas, pandemia de Covid-19 e saúde pública. Cientistas relataram pressões para suavizar dados sobre mortalidade, impactos ambientais e eficácia de medidas sanitárias. As revistas científicas recusaram artigos com informações distorcidas, garantindo que a ciência não fosse usada como ferramenta política.
📈 Por que isso importa?
A integridade da pesquisa científica é fundamental para decisões em saúde pública. Quando dados são manipulados, a população corre risco de tomar decisões baseadas em informações erradas.
CIÊNCIA
Adesivo de células tronco como curativos para o coração

(Reprodução: Eva Meyer-Besting)
Um avanço promissor na medicina regenerativa para pacientes com insuficiência cardíaca. Cientistas desenvolveram "remendos musculares" feitos com células-tronco, capazes de restaurar a função do coração.
Os primeiros testes em primatas e um paciente humano mostraram melhora significativa na força cardíaca, sem efeitos colaterais graves.
🔎 Como funciona?
Os cientistas utilizam células-tronco pluripotentes para criar pequenos adesivos de tecido muscular. Quando implantados no coração, esses enxertos se integram ao músculo cardíaco, ajudando a fortalecer as contrações.
Nos testes com macacos, o coração tratado ganhou força por até seis meses. Um paciente humano com insuficiência cardíaca avançada também mostrou sinais de melhora após o procedimento.
📈 A relevância disso
Ainda há desafios, como garantir a eficácia em grande escala e entender como os novos tecidos se comportam a longo prazo. Mas uma coisa é certa: a possibilidade de regenerar o coração com células-tronco pode mudar completamente o tratamento das doenças cardíacas.
NOTÍCIAS DIVERSAS
⚡️ Um implante que destrói a coluna ajudou três pessoas. Veja o primeiro estudo de estimulação epidural da medula espinhal em indivíduos com atrofia muscular espinhal.
☕️ Anvisa suspende 9 marcas de cafés populares devido ao risco de fragmentos de vidro. Veja a lista completa aqui.
🥚 É seguro comer ovos agora que a gripe aviária está se espalhando? A resposta ainda é sim (pelo menos no Brasil.
👋 Adeus, aspirinas! Aspirina diária não é mais recomendada para prevenção de AVC em adultos mais velhos — embora milhões ainda a tome.
🇬🇧 Saúde do rei Charles se agrava. Segundo jornalista britânico, a saúde do rei Charles se agravou e o câncer dele é "imparável".
📈 Por que casos de câncer de pulmão em não fumantes estão aumentando? Maior exposição a poluição do ar está entre as causas mais prováveis.
🇦🇷 Argentina deixa a OMS. Virou tendência? Quais são as consequências para a Argentina de sair da OMS?
DOBRADINHA DE CIÊNCIA
O segredo para reduzir a ansiedade: coma um picles

(Reprodução: Pexels)
Para a sensação de nervosismo antes de uma reunião ou evento social que te incomoda, talvez a solução esteja na sua geladeira. Um estudo sugere que alimentos fermentados, como picles, podem ajudar a reduzir a ansiedade social.
O estudo. Pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de universitários e descobriram que aqueles que consumiam mais alimentos fermentados apresentavam menores níveis de ansiedade social.
O segredo pode estar nos probióticos, que ajudam na produção de GABA, um neurotransmissor conhecido por seu efeito calmante (e que funciona de forma semelhante a alguns ansiolíticos).
O intestino e o cérebro vivem em comunicação constante, e um microbioma saudável pode impactar diretamente o humor e o bem-estar mental. Logo, cuidar da flora intestinal é um atalho natural para reduzir o estresse.

📈 O IMC está com os dias contados? Cientistas estão questionando o uso do IMC como único critério para diagnosticar obesidade.
🥩 Homem ‘’vaza’’ colesterol pelas mãos. Um homem desenvolveu nódulos de gordura visíveis na pele depois de adotar uma dieta carnívora extrema.
📉 Existe risco de uma nova pandemia? Saiba mais sobre o surto de doença viral que tem preocupado a China.
📉 Crise dos microplásticos. Objetos do dia a dia podem estar colocando a humanidade em risco. Um estudo recente mostra que produtos químicos presentes em plásticos comuns estão ligados a milhões de mortes e casos de doenças cardíacas.
Se a edição de hoje fosse um caso clínico, seria digna de publicação?Aproveite para mandar o seu feedback (não economize palavras)! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |