Metais tóxicos em absorventes

🧊 'Skin Icing': já fez? ⌛️ Uma doença que faz as crianças envelhecerem; 📈 5 ferramentas de IA para você;

” Você precisa acreditar em si mesmo quando ninguém mais acreditar — isso já faz de você um campeão logo de início.”

Venus Williams, uma das tenistas mais renomadas e influentes da história do esporte. Venus Williams deixou sua marca nos Jogos Olímpicos, com um total de quatro medalhas de ouro.

📧 Play nas Olimpíadas! Na próxima semana, iniciaremos nossa séria com histórias de grandes atletas olímpicos. Tem alguma que queira ver aqui? É só clicar aqui para sugerir 😉.

🧊 'Skin Icing': já fez?

⌛️ Uma doença que faz as crianças envelhecerem; 

📈 5 ferramentas de IA para você; 

🩺 Quem acompanha lidera a saúde!

🧽 Estudo encontra metais tóxicos em absorventes internos de marcas famosas

Um estudo recente da Universidade de Berkeley revelou a presença de metais pesados em absorventes internos de marcas famosas, inclusive orgânicas. Publicado na Environment International, o estudo encontrou chumbo em todos os 30 absorventes testados de 14 marcas

🔎 Metais pesados como chumbo, arsênio e cádmio são conhecidos por causar sérios danos à saúde, afetando o sistema cardiovascular, nervoso e endócrino, além de aumentar o risco de demência, câncer, diabetes, e infertilidade

Os absorventes internos podem ser uma fonte de exposição a esses metais porque a mucosa vaginal é mais permeável do que a pele. Todavia, mais estudos são necessários para estabelecer o real risco dessa exposição.

🇺🇸 Nos EUA, estima-se que entre 50% e 80% das mulheres usam absorventes internos — consumindo até 7,4 mil unidades ao longo da vida

Apesar dos resultados assustarem, especialistas aconselham cautela antes de parar de usar absorventes internos, já que os níveis de metais encontrados foram baixos e estudos anteriores não mostraram níveis preocupantes no sangue de usuárias. No entanto, os possíveis riscos cumulativos ao longo dos anos não podem ser ignorados. 

DOBRADINHA DE CIÊNCIA

Uma doença que faz as crianças envelhecerem rapidamente está mais perto da cura

(Reprodução: Evan Richman)

Uma doença genética rara chamada Progeria pode estar perto de ter uma cura. A Progeria causa o envelhecimento prematuro e drasticamente encurta a vida das crianças.

🐁 Após 25 anos de pesquisa, Um grupo de cientistas planeja solicitar aprovação regulatória para um ensaio clínico de edição genética em humanos. Atualmente, a técnica funcionou em camundongos, mas não há garantias de sucesso em humanos.

⏳ Em 2003, esse grupo de cientistas identificou a mutação genética causadora da progeria. Em 2017, desenvolveram uma técnica de "edição de base" que poderia corrigir a mutação

A equipe testou a edição de base em camundongos, que viveram mais e apresentaram melhor saúde. O próximo passo é obter permissão da FDA para iniciar um ensaio clínico em humanos. Se a edição de base for eficaz, poderá abrir caminho para tratamentos de outras doenças genéticas raras.

🤔Regulamentar as redes sociais melhora a saúde? Redes sociais viraram problema de saúde pública e precisam de regulamentação.

🥶 'Skin Icing': a nova moda que pode ser perigosa

(Reprodução: Caroline Ruda) 

O novo hype das redes sociais é o "skin icing", técnica que envolve passar gelo no rosto com a promessa de secar espinhas, fechar poros e diminuir olheiras

Apesar dos benefícios falados pelas blogueiras de plantão, especialistas alertam que a prática pode ser arriscada. Aplicar gelo diretamente na pele pode causar queimaduras, irritação e até mesmo danos mais gravesespecialmente para quem tem pele sensível ou condições pré-existentes.

❄️ A lógica explicada pelos usuários nas redes sociais é a de que o frio reduz a inflamação e melhora a circulação, mas os dermatologistas alertam que usar gelo diretamente na pele sem uma barreira protetora, como um pano, pode ser mais perigoso.

Se você está curioso para experimentar a nova moda utilize uma toalha fina entre o gelo e a pele, e limite o tempo de aplicação para evitar danos. Lembrando que o excesso pode ser prejudicial e, em caso de dúvida, consulte um dermatologista 😉.

Só por curiosidade: marcas estão aproveitando essa moda, vendendo moldes de gelo específicos para o rosto por até R$70 💸.

Essas 5 ferramentas de IA estão revolucionando a saúde

A revolução da inteligência artificial na saúde está mais forte do que nunca. Especialistas incentivam seu uso para enfrentar a escassez de médicos e fechamentos de hospitais

Para ajudar vocês a escolherem as melhores opções, aqui vão cinco ferramentas de IA que estão fazendo uma diferença significativa nos hospitais. Essas ferramentas foram escolhidas por serem mencionadas por múltiplos especialistas e reconhecidas por organizações que padronizam a avaliação de IA, como a Coalition for Health AI e a Health AI Partnership.

👁 LumineticsCore. Ela diagnostica retinopatia diabética usando algoritmos de IA para analisar imagens retinianas e fornecer resultados imediatos. Isso aumenta a adesão dos pacientes ao tratamento — com três vezes mais chances de seguirem as recomendações médicas.

🎙 Abridge. Essa aqui escreve a anamnese por meio de áudios. Médicos podem economizar tempo valioso e reduzir o burnout, ao permitir que o sistema registre e transcreva interações com os pacientes em tempo real. No final, basta você revisar o que foi escrito.

💙 Woebot. Este é um chatbot de saúde mental que utiliza princípios de Terapia Cognitivo-Comportamental para fornecer suporte sob demanda. O Woebot é um aplicativo indicado especialmente para pacientes com depressão e ansiedade leve a moderada. Sua popularidade e conveniência são evidentes, com alta taxa de aceitação pelos pacientes.

💡GI Genius. Auxilia gastroenterologistas durante colonoscopias, identificando pólipos em tempo real e marcando-os para análise. Isso não só aumenta a taxa de detecção de adenomas, reduzindo o risco de câncer colorretal, mas também agiliza a documentação, permitindo que os médicos se concentrem mais no atendimento ao paciente.

🧠 VBrain. É uma ferramenta crucial que acelera e melhora a precisão do contorno de tumores cerebrais

Qual você achou mais interessante? 

📮Já conhece nossas newsletters?