Vision Pro na saúde

Destaques da edição: 💸 Estresse financeiro; 🔎 Cientistas desleixados; 🩸 Exame de sangue para câncer no cérebro;

🧬 Bom dia. Em um mundo em constante mudança, nossa jornada é marcada por uma série de trocas: perdas por ganhos, ignorância por conhecimento, juventude pela maturidade. Essas trocas, embora às vezes dolorosas, são fundamentais para nosso crescimento pessoal. Boa leitura. 

Destaques da edição:

  • 💸 Estresse financeiro;

  • 🔎 Cientistas desleixados

  • 🩸 Exame de sangue para câncer no cérebro;

— Nota do editor

O estresse financeiro pode afetar mais a saúde do que o luto

O estresse financeiro pode bater mais forte na saúde do que se imaginava. Um estudo feito no Reino Unido pela University College London (UCL) e pelo Kings College mostrou que o estresse relacionado ao dinheiro está na mira não só da saúde mental, mas também mexe com sistemas imunológico, nervoso e hormonal. 🥵

🔎 Os cientistas mergulharam nos dados de quase 5.000 adultos acima de 50 anos, e o que descobriram é que, dos seis estresses comuns analisados, incluindo luto, doença e divórcio, as tensões financeiras foram as que mais deram problema a longo prazo.

A pesquisa. Os pesquisadores usaram biomarcadores (o que chamo de raio-X do seu sangue) e descobriram que quem estava no time do estresse financeiro tinha 61% mais chance de ter um perfil de alto risco após quatro anos. 💭 E quem estava só nessa vibe financeira claramente tinha mais chances de doenças físicas e psíquicas. 

❗ Um ponto importante. Não quer dizer que o estresse cause diretamente problemas de saúde, mas ele tem um baita impacto no envelhecimento do corpo- o estresse agudo desencadeia uma bagunça de mudanças hormonais, mexendo com pressão, respiração e até o coração. Sabemos que manter um nível alto de estresse pode desencadear uma ativação crônica do sistema imunológico, prejudicando tanto a saúde mental quanto a física.

Claro, não é só o dinheiro que está na situação. Luto e doenças de longa duração também mostraram grandes alterações nos biomarcadores. O estudo dá um toque sério sobre o impacto físico do estresse crônico e como algumas formas de estresse podem afetar mais do que outras.

Mas, olha, antes de sair mudando tudo na  vida, lembrando que um golezinho de álcool (mais de três doses por semana) foi associado a um perfil de risco mais baixo. Vamos com calma aí, porque, como tudo na vida, equilíbrio é a chave.

Então, cuidem dos bolsos e da saúde de vocês e dos seus pacientes, pessoal.

O Sherlock Holmes dos erros científicos

CIÊNCIA

(Reprodução: Associated Press) 

Vocês já ouviram falar de Sholto David? 🤔 Ele é um PhD em biologia celular e molecular da Universidade de Newcastle, mas sua expertise vai além. Ele se tornou um verdadeiro caçador de erros em artigos científicos, expondo equívocos em pesquisas e questionando a integridade de alguns dos maiores institutos científicos, como o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard.

🕵 ️ Sholto, de sua casa no País de Gales, dedica horas examinando novas pesquisas em busca de imagens mal rotuladas, dados manipulados e erros em artigos científicos de revistas proeminentes. Ele mesmo já declarou que não é contra a ciência; pelo contrário, como cientista, ele se preocupa profundamente com a precisão e integridade da pesquisa.

Sholto compartilha seu processo de identificação de erros, destacando a importância de imagens corretamente rotuladas. Ele levanta uma questão fundamental: se pequenos erros escapam à atenção, o que mais pode estar equivocado em nossas pesquisas científicas ❓

Recentemente, Sholto descobriu falhas nos estudos do Dana-Farber Cancer Institute, resultando na retratação de seis manuscritos e correções em outros 31 😱. Ele destaca que, apesar de a Dana-Farber publicar muitos artigos, a recorrência de erros ao longo do tempo revela uma possível “negligência em acertar o básico”.

  • Sholto destaca que sua preocupação não está apenas nos casos de duplicação de imagens, mas na falta de controle sobre todo o processo de transformação de imagens em artigos científicos.

🧪 Esse "caçador de erros científicos" pode nos fazer lembrar da importância de questionar e aprimorar constantemente os padrões de qualidade na pesquisa científica. 

O primeiro exame de sangue do mundo para câncer no cérebro

CIÊNCIA

Cirurgiões e cientistas acabam de lançar um exame de sangue revolucionário para detectar câncer no cérebro. Essa descoberta promete transformar o diagnóstico, acelerar o tratamento e aumentar as taxas de sobrevivência.

Por anos, tumores cerebrais foram um desafio no mundo da medicina. Agora, um simples exame de sangue pode diagnosticar pacientes com formas mortais de câncer cerebral rapidinho. Esse teste inovador pode evitar biópsias invasivas e arriscadas, facilitando a vida dos pacientes.

A pesquisa. Conduzida pelo Centro de Excelência de Pesquisa de Tumores Cerebrais, ligado ao Imperial College London e ao Imperial College Healthcare NHS Trust, é uma verdadeira revolução. O exame chamado TriNetra-Glio isola células liberadas pelo tumor no sangue, possibilitando a identificação dessas células sob o microscópio.

📍 Importante destacar. Que essa solução é fundamental para tumores "inacessíveis", onde uma biópsia tradicional seria difícil. Ainda há mais estudos planejados, mas se tudo correr bem, os pacientes podem se beneficiar desse teste inovador em apenas dois anos.

Esse não é apenas um indicador de doença, é uma biópsia líquida verdadeiramente diagnóstica. Acredita-se que isso pode acelerar o diagnóstico, permitindo tratamentos personalizados para aumentar as chances de sobrevivência. Não pe incrível?

Essa descoberta é especialmente significativa para pacientes com glioblastoma (GBM)- o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos. 🩸 Menos de 1% dos pacientes com GBM vivem mais de 10 anos, e muitos têm um prognóstico de apenas 12 meses. 

Isso pode ser a chave para melhorar as opções de tratamento para tumores cerebrais.

Apple começa a vender VisionPro e comportamento já preocupa

(Reprodução: Apple)

🥽 A jóia da coroa da Apple? O Vision Pro, o mais recentes óculos de realidade mista da Apple, está agora disponível para entrega aos clientes nos Estados Unidos por algo em torno de R$17.000, podendo chegar até R$25k — ainda sem previsão de chegada ao Brasil.  

🧠💡 Amplie a sua mente. Convido você para uma dupla proposta: primeiro, visualizar as inúmeras aplicações que o Vision Pro pode ter na medicina. Como essa tecnologia poderia revolucionar a forma como educamos futuros médicos, realizamos diagnósticos ou mesmo conduzimos procedimentos cirúrgicos? Aqui estão algumas delas:

  • Treinamento em UTI, simulações cirúrgicas e diversos outros módulos de aprendizagem interativa;

  • Diagnóstico e tratamento de saúde mental — os sensores podem ser usados para medir expressões faciais, possibilitando detectar depressão, ansiedade, estresse ou transtorno pós-traumático;

  • Melhora na navegação cirúrgica, diminuindo erros;

  • Um novo futuro para a oftalmologia — rastreamento ocular avançado;

  • Recursos ''memórias vivas'' — isso é incrível, especialmente para pessoas idosas com perda de memória devido à doença de Alzheimer. 

  • O Vision Pro poderia tornar as “visitas domiciliares” e as consultas mais pessoais e empáticas;

Imagine aplicar a didática do violão (🎥 neste vídeo), mas no campo cirúrgico, como seria? A segunda é sobre o comportamento que está assustando a galera.

Tour de headlines 

Qual nota você dá para a edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Já conhece a família inteira?

💡 Boletim Médico. Conquiste uma carreira médica com real impacto na vida das pessoas. Assine o Boletim Médico e descubra como a mudança e a inovação podem transformar sua trajetória profissional.

🪖  Boletim R0. De R0 à R1. A newsletter que estará ao seu lado nas trincheiras da preparação para as provas de residência

🏥 O Residente. Exclusiva para médicos residentes. Nossas atualizações cuidadosamente selecionadas economizam seu tempo e fornecem conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios diários da residência médica.

🧬 The DNA news 

Por hoje é só! Estaremos de volta amanhã, às 07:07 — como sempre. 

 🚀 Quer ser um anunciante? Clique aqui

📈 Gostou (ou não) da edição de hoje? Conta pra gente. Ou entre em contato por email: [email protected] 

🤯 Erramos? Onde?