Vacina contra gripe em spray

😴 A obsessão pelo sono perfeito;🤒 Homens exageram quando ficam gripados?📈 39 milhões de mortes até 2050;📹 Um vídeo emocionante;

☕️ Ótima terça! Nem sempre o céu está claro, mas isso não significa que as estrelas deixaram de brilhar. Às vezes, os momentos difíceis apenas escondem o que ainda está lá, esperando o momento certo para aparecer. Mantenha a fé e siga em frente, porque até na escuridão, há luz além dela.

Destaques da 372º edição: 

😴 A obsessão pelo sono perfeito;

🤒 Homens exageram quando ficam gripados?

📈 39 milhões de mortes até 2050;

📹 Um vídeo emocionante;

🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!

Mais de 39 milhões de pessoas podem morrer de superbactérias até 2050

(Reprodução: Aïda Amer)

Um novo estudo publicado no The Lancet mostra que, mais de 39 milhões de pessoas podem morrer devido a infecções devido à resistência antimicrobiana (RAM) até o ano de 2050. 

  • As bactérias estão se tornando uma das maiores ameaças à saúde global — causando mais mortes do que doenças como HIV/AIDS até meados deste século. 

Os antimicrobianos são pilares essenciais da medicina moderna, utilizados no tratamento de infecções que antes eram fatais. No entanto, o uso inadequado desses medicamentos tem acelerado a resistência bacteriana

📈 Vamos entender o impacto na saúde pública. Além das mortes diretas, as infecções por bactérias resistentes têm impactos diretos no sistema de saúde. O governo dos EUA recentemente divulgou os casos Sepse levaram a custos hospitalares superiores a 52 bilhões de dólares só em 2021 — isso é muito dinheiro. 

Especialistas alertam sobre a necessidadedeprevenção, com o uso consciente de antibióticos e pesquisas de novos medicamentos, como novas alternativas aos antibióticos tradicionais.

EUA autorizam 1ª vacina contra gripe em spray

(Reprodução: Ray Carson)

A partir do outono de 2025, uma vacina contra a gripe em spray nasal estará disponível para uso doméstico nos EUA. Voltada para pessoas de até 49 anos, elas são como se fosse as vacinas em forma de gotinha de antigamente… 

  • Desenvolvida pela AstraZeneca e aprovada pela FDA, a FluMist promete facilitar o acesso à imunização sem a necessidade de um profissional de saúde — já que ela poderá ser administrada em casa. Isso deve incentivar mais pessoas a se protegerem contra a gripe.

  • A vacina contém versões enfraquecidas de cepas da influenza e é pulverizado diretamente no nariz.

📉 Inovação em tempos de queda. Com a queda nas taxas de vacinação nos últimos anos, soluções como essa são fundamentais para aumentar a proteção da população — a versão em spray estará disponível até em farmácias online, podendo ser enviadas diretamente para a casa do paciente. 

Essa mudança realmente aumentará a adesão à vacina? Embora a taxa de vacinação tenha caído para cerca de 47% dos adultos na temporada mais recente, espera-se uma retomada nos números de imunização pré-pandemia, proporcionando maior proteção à saúde pública.

Homens exageram os sintomas quando pegam gripe?

Você já ouviu falar da famosa "gripe masculina"? Embora a expressão seja mais uma brincadeira, será que existe algo de verdadeiro por trás dela? A ciência tem algumas respostas interessantes sobre como homens e mulheres lidam com infecções, e há mais fatores biológicos envolvidos do que você imagina.

🔬Na ciência. Pesquisas mostram que os homens tendem a ter um sistema imunológico mais fraco, o que pode resultar em infecções mais graves. Isso foi visto na pandemia de COVID-19 e na gripe espanhola, quando mais homens morreram em comparação com mulheres. 

O comportamento interfere? Os homens costumam adotar menos medidas preventivas, como lavar as mãos ou usar máscara, por isso, o comportamento pode sim, ser parte da explicação, mas há diferenças biológicas, como menor produção de anticorpos no corpo masculino. 

  • 🧬 Detalhes. Os genes presentes no cromossomo X desempenham um papel importante na imunidade, e como as mulheres têm dois cromossomos X, sua resposta imunológica é geralmente mais intensa durante as infecções. Tem também os hormônios como, o estrogênio e a testosterona, que desempenham um papel nessa diferença. 

🙋‍♀️Com isso, mulheres costumam ter uma resposta imunológica mais forte e rápida. Porém, essa resposta robusta pode causar mais sintomas, como febre e fadiga. Ou seja, as mulheres podem sentir mais os efeitos de uma gripe comum, apesar de eliminarem o vírus com mais eficácia. 

☝️ Moral da história. Embora a "gripe de homem" não seja um diagnóstico oficial, as evidências mostram que homens e mulheres enfrentam doenças de maneiras distintas. O mais importante é que, independentemente do gênero, todos merecem cuidados e atenção quando estão doentes.

A obsessão pelo sono perfeito gerou uma nova condição 

(Reprodução: Giphy)

A busca pelo sono ideal tem atraído cada vez mais pessoas que adotam práticas e produtos inovadores para alcançar uma noite de descanso perfeita. Os adeptos se conectam a ventiladores especiais, colchões ajustáveis, rastreadores de sono e até óculos de luz azul para melhorar a qualidade de sono. Essa obsessão está crescendo, especialmente entre a geração Z — que exige noites completas e de qualidade. 

Até onde pode ir essa busca? A cultura do sono está se transformando de necessidade em obsessão. Especialistas destacam que a mudança de mentalidade em relação ao sono é positiva, com mais pessoas valorizando o descanso adequado. Porém, essa fixação tem levado ao uso de produtos questionáveis, como fitas para a boca, faixas de queixo e gadgets caros, que prometem resultados milagrosos e nem sempre entregam isso. 

E em 2017, pesquisadores criaram o termo "ortosônia" para descrever pessoas que buscam tratamento para problemas de sono autodiagnosticados por meio de rastreadores e dispositivos vestíveis. 

  • 🛌 Existe uma verdadeira indústria do sono. Estamos falando de ventiladores que custam mais de R$3 mil reais e até colchões, que ajustam temperatura, monitoram o ronco e vibram quando é hora de acordar, por mais de R$21 mil. 

⚠️ Esse comportamento pode criar dependência e piorar a ansiedade nas pessoas. Se o foco for excessivo na obtenção de uma noite de sono perfeita pode causar mais problemas do que soluções.

🧘‍♀️ O segredo está no equilíbrio e autocuidado. Pequenas mudanças, como manter horários regulares e reduzir o consumo de cafeína já podem fazer a diferença. 

O que mais foi notícia em nossas outras newsletters? 

Menina de seis anos coloca aparelho sonoro e escuta pela primeira vez

(Reprodução: Divulgação)

Imagine o sorriso no rosto de uma criança ao ouvir pela primeira vez. Foi exatamente assim que Emanuelly Cristina Vieira Mendes, de seis anos, reagiu ao colocar seu aparelho auditivo. No vídeo emocionante, capturado por sua família, ela sorri e bate palmas ao escutar os primeiros sons, encantando a todos que presenciaram esse momento especial.

📮Já conhece nossas newsletters?