Primeiro transplante coração de titânio

🧊 'Skin Icing': já fez? ⌛️ Uma doença que faz as crianças envelhecerem; 📈 5 ferramentas de IA para você;

In partnership with

Aqui vou eu novamente

☕️ Bom dia. Pessoas que inspiram sabedoria são aquelas que caem, se levantam, se sacodem, curam seus machucados, sorriem ao longo da vida e dizem: “aqui vou eu novamente".

Destaques da 351º edição:

🥊 A polêmica dos jogos olímpicos;

🏊‍♂️ Triatletas hospitalizados;

📈 Sacrifícios olímpicos;

🩺 Quem acompanha lidera a saúde!

Primeiro implante de coração artificial de Titânio

O primeiro transplante de um coração artificial construído em titânio foi realizado com sucesso por uma parceria entre o Texas Heart Institute e a BiVACOR, nos Estados Unidos .

O procedimento faz parte de estudos para avaliar a segurança e o funcionamento do "Coração Artificial Total" em situações reais, como em pacientes que aguardam por um transplante.

A inovação. O coração artificial, uma bomba de sangue com dois ventrículos, possui um rotor giratório no interior, suspenso por um campo magnético e girando continuamente para reproduzir o funcionamento de um coração saudável. Após o sucesso do primeiro implante, mais quatro pacientes com insuficiência cardíaca passarão pelo procedimento como parte do programa de testes.

  • A insuficiência cardíaca é uma condição crônica caracterizada pela perda da capacidade do coração em bombear sangue, causando sintomas como falta de ar, cansaço, batimentos acelerados e inchaço nas pernas. Em casos leves, o tratamento pode incluir restrição de ingestão de sal e líquidos, além do uso de medicamentos. Nos casos graves, pode ser necessário o uso de marcapasso ou a realização de um transplante.

Desempenho promissor. O coração de titânio foi implantado com sucesso e seu desempenho tem sido satisfatório, contribuindo para o bombeamento de sangue para todo o corpo. Este avanço pode revolucionar o tratamento de casos graves de insuficiência cardíaca, que afeta cerca de 26 milhões de pessoas no mundo.

A grande polêmica no boxe feminino dos jogos olímpicos

(Reprodução: Richard Pelham)

A competição de boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 esquentou uma polêmica. A argelina Imane Khelif virou alvo de fake news e debates acirrados sobre seu gênero e elegibilidade para competir. 

Atletas intersexuais? Pessoas intersexo nasceram com características que não se enquadram nas normas médicas para corpos do sexo feminino ou masculino. Isso pode incluir variações nos cromossomos, órgãos genitais, hormônios, entre outras questões biológicas. 

Contexto. Exames feitos pela Associação Internacional de Boxe (IBA) mostraram que Khelif possui cromossomos XY — associados ao sexo masculino. Imane Khelif conseguiu participar das Olimpíadas, pois as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) não são as mesmas da IBA.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), as regras atuais permitem que todas as pessoas participem das competições, desde que atendam aos critérios estabelecidos, os quais não incluem testes como o de testosterona.

📝 Em nota, o COI ressaltou que Khelif tem competido internacionalmente na categoria feminina há anos, e classificaram como "enganosas" as publicações questionando a legitimidade de Khelif. 

As controvérsias não são novas. Khelif, que enfrentou a lutadora de Taiwan, Lin Yu-ting, no ringue, se viu no centro de uma discussão que expôs os desafios enfrentados por atletas intersexuais. O COI tem sido claro em não reconhecer testes de gênero, ressaltando a complexidade biológica e as questões de direitos humanos envolvidas. 

🦟 Ministério da Saúde confirma a primeira morte de feto no Brasil por febre oropouche. Outros oito casos estão sendo investigados, sendo quatro também em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre

👃 Cientistas desenvolvem spray nasal que elimina proteína ligada à doença de Alzheimer. Um estudo com camundongos, um simples spray nasal mostrou um potencial de tratar a doença, eliminando proteínas tóxicas.

HERÓIS OLÍMPICOS

Os sacrifícios ocultos dos atletas olímpicos

(Reprodução: Frederico Rios)

Por trás de todo brilho, quando pensamos em atletas olímpicos, imaginamos medalhas de ouro e recordes mundiais. Mas o que muitas vezes esquecemos são as fraturas, cirurgias e dores que eles enfrentam para alcançar a glória. 

Mariana Pajón, uma das maiores ciclistas de BMX do mundo, é a prova disso. Com apenas 32 anos, ela já acumulou 25 fraturas, 12 parafusos, oito cirurgias e incontáveis ​​lesões nos ligamentos. Seu corpo carrega tanto metal que ela viaja com seus raios-X. 

  • Ela compete desde os 4 anos, por isso vive as consequências de uma carreira de alto impacto. Suas articulações estão tão desgastadas que ela diz que são como as de uma pessoa de 80 anos. No entanto, ela encara essas lesões como parte do caminho para realizar seus sonhos e trazer orgulho ao seu país.

Atletas como Pajón e Kyle Dake, um lutador de 33 anos que também já acumulou diversas lesões, vivem no limite . Eles testam os limites de seus corpos para ver até onde podem ir. O BMX, por exemplo, é um esporte onde o corpo absorve o impacto dos saltos, e a técnica ajuda, mas não elimina os riscos. 

  • Em outros esportes olímpicos, como ginástica, boxe e rugby, não é nenhum pouco diferente. Os atletas suportam dores e lesões que muitas vezes deixam cicatrizes para toda a vida.

🥇 Apesar das dificuldades, muitos atletas continuam competindo por amor ao esporte. Pajón, por exemplo, aprendeu a se proteger melhor e a se aquecer antes de competir. Ela relata que se apoia em seu marido, e em seu treinador mental para superar os desafios. 

A busca pela excelência e a paixão pelo esporte fazem com que cada dor, cada cirurgia e cada cicatriz valham a pena. No fim das contas, esses sacrifícios valem a pena para eles.

🏊 Triatletas foram hospitalizados após prova no Rio Sena 

(Reprodução: Jasper Jacobs)

Alguns triatletas foram hospitalizados após nadarem no Rio Sena, resultando na desistência da equipe da Bélgica da prova de revezamento misto. 

Incidentes com triatletas. A triatleta belga Claire Michel foi diagnosticada com infecção por E.coli após nadar no Sena, encontrando-se hospitalizada há quatro dias. O triatleta suíço Adrien Brifford também foi afastado da competição devido a uma infecção gastrointestinal, adquirida após nadar no rio na semana passada. 

💦 Qualidade da água. A qualidade da água do Rio Sena tem sido motivo de preocupação desde o início das competições. Fortes chuvas em Paris agravaram a situação, resultando no cancelamento de sessões de treinamento e no adiamento da prova masculina de triatlo.

 Resultados da prova de revezamento misto. Apesar das preocupações, a prova de revezamento misto ocorreu conforme programado. A equipe brasileira terminou em oitavo lugar. A Alemanha conquistou a medalha de ouro, seguida pelos Estados Unidos com a prata e a Grã-Bretanha com o bronze.

This cannabis startup pioneered “rapid onset” gummies

Most people prefer to smoke cannabis but that isn’t an option if you’re at work or in public.

That’s why we were so excited when we found out about Mood’s new Rapid Onset THC Gummies. They can take effect in as little as 5 minutes without the need for a lighter, lingering smells or any coughing.

Nobody will ever know you’re enjoying some THC.

We recommend you try them out because they offer a 100% money-back guarantee. And for a limited time, you can receive 20% off with code FIRST20.

Projeto regulamenta a prescrição de medicamentos e de exames por enfermeiros

Ainda sobre receitas… O Projeto de Lei 3949/23 está em tramitação na Câmara dos Deputados e visa regulamentar a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames por enfermeiros. Será que isso pode impactar o cotidiano da prática médica? 

📄 O que diz o projeto? O projeto altera a Lei da Enfermagem e as prescrições deverão conter:

  • Carimbo do profissional

  • Número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (COREN)

  • Nome do enfermeiro

  • Assinatura e data

  • Registro do consultório no COREN

Aqui vai um ponto interessante: farmácias, incluindo aquelas do Programa Farmácia Popular, que se recusarem a aceitar receitas de enfermeiros, podem enfrentar multas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Em caso de reincidência, a licença de funcionamento pode ser suspensa por até 90 dias. A ideia é garantir que o trabalho do enfermeiro seja respeitado e reconhecido.

 Justificativa. A deputada Enfermeira Ana Paula (PDT-CE), autora do projeto, defende a abertura de clínicas e consultórios de enfermagem tem crescido, oferecendo serviços qualificados fora dos ambientes tradicionais de saúde pública e hospitais.

⚠️ Entretanto, a prescrição de medicamentos que exigem retenção de receita continuará sendo exclusividade dos médicos — preservando a segurança dos pacientes.

Próximos passos. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Saúde, Constituição e Justiça, e Cidadania em caráter conclusivo.

📮Já conhece nossas newsletters?