- The DNA News
- Posts
- Os irmãos Menendez eram psicopatas?
Os irmãos Menendez eram psicopatas?
⚠️ Graves efeitos do Ozempic falso;🧠 Novo medicamento para esquizofrenia em décadas;📈 Um aumento de 76% na venda de medicamentos cardiovasculares;


☕️ Bom dia! Trabalhe duro para ter a vida que você sonha, mas não se esqueça de ser feliz com a vida que você tem.
Destaques da 377º edição:
⚠️ Graves efeitos do Ozempic falso;
🧠 Novo medicamento para esquizofrenia em décadas;
📈 Um aumento de 76% na venda de medicamentos cardiovasculares;
🩺 Quem acompanha a saúde, lidera a mudança!

Qual a diferença entre um psicopata e um sociopata?

(Reprodução: Courtesy Everett Collection/Netflix)
Você já se pegou pensando se aquele personagem frio da TV é um psicopata ou sociopata? Esses termos, frequentemente confundidos, geram muita curiosidade, mas têm diferenças importantes. Embora ambos estejam associados a comportamentos antissociais, suas origens e características variam. O que os distingue e como esses perfis se manifestam? Vejamos…
🧠 A psicopatia. A literatura psiquiátrica desde o século XIX descreve indivíduos que manipulam, têm charme superficial e carecem de empatia e remorso. Seus traços estão ligados a fatores genéticos e diferenças cerebrais, o que os torna persistentes em seus comportamentos destrutivos. Falta de moradia, de cuidados pessoais - como o não cumprimento das restrições da COVID, segundo pesquisas - e, transtornos de personalidade.
Por outro lado, a sociopatia, termo introduzido na década de 1930, tem uma origem mais relacionada ao ambiente social, como histórico de abusos ou conflitos familiares.
👀 Detalhes. Enquanto um psicopata pode agir friamente sem se importar com as consequências, um sociopata tende a ser mais impulsivo, agindo por causa de influências externas. Mas, nenhum dos dois perfis, segundo os manuais psiquiátricos atuais, é classificado como transtorno mental por si só. Eles se enquadram no transtorno de personalidade antissocial, um diagnóstico mais amplo.
🎦 Nas telinhas do cinema. Embora Hollywood adore retratar psicopatas e sociopatas como vilões perigosos, nem todos com esses traços são violentos. Ainda assim, a psicopatia, em especial, tem maior correlação com comportamentos criminosos recorrentes, tornando-se uma ferramenta útil na previsão de riscos à sociedade. Já a sociopatia é menos consistente nesse aspecto.
Para uma representação interessante dessas personalidades, uma dica é assistir à série 'Monstros. Irmãos Menendez: os assassinos dos pais'', que aborda crimes cometidos por indivíduos com traços psicopáticos e sociopáticos, mergulhando nos detalhes de um caso real intrigante.
FDA aprova novo medicamento para esquizofrenia depois de décadas

(Reprodução: Brian Stauffer)
💊 A FDA aprovou o Cobenfy, um novo medicamento para esquizofrenia que promete transformar o tratamento da doença. Diferente dos remédios tradicionais, que focam na dopamina, o Cobenfy age nos receptores colinérgicos, oferecendo uma alternativa para pacientes que não respondem bem às terapias convencionais.
Essa inovação, descrita pela diretora de psiquiatria do FDA, Tiffany Farchione, representa um avanço após décadas de uso dos mesmos tratamentos. O Cobenfy pode trazer alívio a milhões de pessoas que enfrentam os desafios da esquizofrenia.
Benefícios e diferenças: Enquanto os medicamentos atuais podem causar efeitos colaterais como ganho de peso e problemas motores, o Cobenfy demonstrou, em estudos, melhorar sintomas psicóticos em apenas cinco semanas, evitando muitos desses problemas. Essa abordagem oferece aos pacientes uma chance de viver com menos complicações decorrentes da medicação.
📌 Restrições: O Cobenfy não é recomendado para pacientes com comprometimentos renais ou hepáticos graves, que devem buscar alternativas mais adequadas para seus tratamentos.
A qualidade de vida desses pacientes vem sendo desejada há muito tempo. Com essa aprovação do Cobenfy os caminhos para mais pesquisas e novas abordagens no tratamento da esquizofrenia se abrem, revolucionando todo o futuro.

Venda de medicamentos cardiovasculares tem crescimento de 76,18%

(Reprodução: Mikyung Lee)
Você sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo? No Brasil, um cidadão morre a cada 90 segundos devido a essas condições, como infarto e AVC, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
📊 Somente nos primeiros sete meses de 2024, a venda de medicamentos cardiovasculares cresceu 76,18% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
☝️ Impactos da pandemia. Especialistas acreditam que a pandemia de Covid-19 desempenhou um papel importante nesse aumento. Dizem também, que a preocupação com a saúde se intensificou, levando a mais diagnósticos e tratamentos precoces. Além disso, o uso de inteligência artificial e dispositivos de monitoramento contínuo, tem facilitado a identificação de problemas cardíacos antes que se tornem graves.
🇧🇷 Regiões. Uma das regiões que mais se destacou nesse aumento foi o Centro-Oeste, onde o número de beneficiários que adquiriram medicamentos cardiovasculares quase multiplicou por sete em 2024. Esses números mostram que o cuidado preventivo e o tratamento adequado são essenciais não apenas para a saúde individual, mas também para o sistema de saúde.
💊 Entre os medicamentos mais vendidos… Destacam-se a losartana e a hidroclorotiazida, que apresentaram aumentos de 409,7% e 356,5%, respectivamente. O crescimento nas vendas desses remédios, junto à economia gerada pelo programa de benefícios de medicamentos (PBM), que foi 105% maior em 2024, mostra o quanto a saúde cardiovascular tem recebido mais atenção e investimento.

Mulher sofre efeitos colaterais graves após comprar Ozempic falso

(Reprodução: Oliver Munday)
🚨Um alerta. Após uma mulher australiana sofrer uma reação potencialmente fatal ao usar um Ozempic falsificado. Esse medicamento falso foi comprado do exterior, enquanto golpistas aproveitam a escassez global do remédio para enviar cópias falsificadas para a Austrália.
A Agência de Administração de Produtos Terapêuticos (TGA) e a Força de Fronteira Australiana apreenderam canetas de insulina rotuladas como Ozempic, mas que não são legítimas.
Os falsos Ozempic possuem tampas azuis, diferente das tampas cinzas das canetas verdadeiras, e apresentam outros sinais de falsificação, como folhetos em idiomas que não o inglês e adesivos de baixa qualidade. Apesar disso, os falsificados foram adquiridos por australianos com receitas médicas genuínas. 😦
🖊️ A TGA alertou sobre os riscos à saúde e recomendou extrema cautela na compra de medicamentos de fontes desconhecidas. Medicamentos falsificados podem conter insulina, o que pode causar hipoglicemia grave em pessoas não diabéticas. A Força de Fronteira Australiana prometeu destruir futuras apreensões.
⚠️ Se alguém apresentar sintomas de hipoglicemia após usar um produto rotulado como Ozempic, as autoridades recomendam buscar assistência médica imediatamente.