Mpox é emergência de saúde global

🤝 Uma parceria de bilhões; 🎧 Fones de ouvido contra opioides; 📈 Um aumento preocupante;

☕️ Bom dia! Não tenha medo de mudar. Tenha medo de daqui um ano estar reclamando dos mesmos problemas de hoje.

Destaques da 356º edição: 

🤝 Uma parceria de bilhões;

🎧 Fones de ouvido contra opioides;

📈 Um aumento preocupante; 

🩺 Quem acompanha lidera a saúde!

Fone de ouvido é usado contra o vício em opioides

(Reprodução: Nathan Lindstrom) 

A Spark Biomedical está usando fones de ouvido para aliviar os sintomas advindos do tratamento de abstinência de opioides — sem a necessidade de medicamentos. 

Como funciona? Um dispositivo, chamado Sparrow Ascent, envia pulsos elétricos leves ao nervo vago, ajudando o corpo a liberar endorfinas naturais e, assim, reduzir dores e desconfortos associados à abstinência. 

A crise dos opioides é uma preocupação gigante nos EUA, com milhares de vidas perdidas anualmente. Recuperar-se do vício é uma caminhada difícil, e a dor intensa durante o período de tratamento muitas vezes leva a recaídas. 

Desde que recebeu a aprovação do FDA, em 2023, o dispositivo já está sendo usado em cerca de 50 centros de tratamento. Mas a empresa quer ir além dos centros de reabilitação. A Spark Biomedical está levando o aparelho diretamente às pessoas em suas casas.

O próximo passo? A Spark está de olho na cobertura pelo Medicaid e Medicare, para que mais pessoas possam se beneficiar dessa tecnologia revolucionária sem precisar desembolsar os US$ 4.500 do próprio bolso. 

Além disso, a empresa está explorando o uso do dispositivo em bebês nascidos com dependência de opioides, com a esperança de ajudar ainda mais vidas no futuro. 

DOBRADINHA DE CIÊNCIA

Mortes por câncer em homens podem dobrar até 2050

(Reprodução: Chloe Cushman)

Um estudo recente prevê um aumento preocupante nos casos e mortes por câncer entre os homens até 2050. Segundo a pesquisa, as mortes por câncer em homens devem subir 93%, com os casos entre homens com 65 anos ou mais aumentando em 117%.

📈 Os pesquisadores analisaram dados de 2022 e projetaram que os casos de câncer em homens saltarão de 10,3 milhões para 19 milhões, enquanto as mortes subirão de 5,4 milhões para 10,5 milhões. 

Países de baixa renda serão os mais afetados, com a África e o Mediterrâneo Oriental vendo um aumento de até 2,5 vezes nas mortes por câncer. 

  • O estudo destaca que comportamentos como o consumo de tabaco e álcool, mais comuns entre os homens, também contribuem para o aumento dos casos.

O câncer de pulmão continuará sendo o principal responsável pelas mortes em homens, enquanto o câncer de próstata deve ver o maior aumento de mortalidade.

🇺🇸 Biden investe mais 150 milhões de dólares na luta contra o câncer. Quase dois milhões de americanos são diagnosticados com câncer todos os anos.

💊 Nova regra para receita de zolpidem gera confusão em farmácias. Uma nova regra endurece a prescrição do zolpidem e da zopiclona

🛍 Coreia do Sul encontra substâncias tóxicas em produtos vendidos na Shein. Alguns acessórios continham substâncias tóxicas até centenas de vezes acima dos níveis aceitáveis

🍬 Chiclete para definir mandíbula funciona? Entenda quais os riscos da 'harmonização facial natural'.

A montanha-russa dos médicos recém formados

A transição da formação acadêmica para a prática clínica é uma montanha-russa de emoções para os médicos recém-formados. A falta experiência prática e a necessidade de tomar decisões críticas de forma autônoma se torna uma realidade constante — e, claro, sem a orientação de colegas mais experientes, a insegurança só aumenta 🎢.

Um estudo publicado na Emergency Medicine Journal mostra que os médicos recém-formados enfrentam grandes desafios em termos de confiança e competência, especialmente nos departamentos de emergência. A falta de experiência em situações emergenciais pode gerar altos níveis de ansiedade e insegurança. 

Outro estudo, realizado em um departamento de emergência pediátrica em Singapura, destaca a importância do suporte de colegas mais experientes para reduzir o medo e aumentar a segurança dos pacientes. A ausência desse apoio pode resultar em maior estresse e insegurança para os jovens médicos.

É aí que entra o Preceptor On-line da WeDoc. Esta solução inovadora oferece suporte contínuo de um time de médicos experientes e especialistas, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles estão prontos para discutir casos clínicos, analisar exames e apoiar na conduta. Com esse suporte, os médicos recém-formados têm a ajuda necessária para começar suas carreiras com mais segurança, em um ambiente de aprendizado contínuo.

OMS declara Mpox como emergência de saúde global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem (14/08) que a Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, voltou a ser considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) — essa decisão ocorre pouco mais de um ano após a mesma organização ter declarado que a mpox não era mais uma emergência global. 

  • O que é? A mpox é uma zoonose viral que foi inicialmente transmitida aos humanos por meio de animais, principalmente roedores e macacos. Os sintomas mais comuns incluem febre, dores no corpo, lesões na pele e gânglios inchados. Embora a doença geralmente se resolva sozinha em 2 a 4 semanas, cuidados médicos são necessários para os casos mais graves.

A principal preocupação agora é a rápida propagação de uma nova variante do vírus, especialmente na República Democrática do Congo (RDC), onde quase 14 mil casos foram registrados este ano, resultando em 450 mortes. 

Apesar da seriedade da situação na África, a OMS afirmou que, fora do continente, o surto continua com baixo nível de transmissão. 🇧🇷 No Brasil, o risco é considerado baixo, com 709 casos e 16 óbitos registrados até agora em 2024 — sem ligação com a nova variante que circula na África central.

Embora a vacinação seja recomendada para pessoas que tiveram contato com casos confirmados, uma campanha de vacinação em massa é considerada improvável, a menos que a situação se agrave significativamente.

A parceria de bilhões entre a Microsoft e as IAs

A ideia é simples: exames mais rápidos, diagnósticos mais precisos e médicos mais satisfeitos. A Microsoft está dando um passo ousado na saúde, usando inteligência artificial para transformar a forma como interpretamos exames médicos.

Em parceria com hospitais de peso, a gigante da tecnologia quer melhorar a precisão das imagens médicas e agilizar os resultados, tudo isso com uma grande ajuda: a IA. 

O objetivo? Reduzir o tempo de espera dos pacientes e diminuir a carga de trabalho dos médicos, que quase sempre estão sobrecarregados.

🔒 E sobre as questões de privacidade, a Microsoft já está se antecipando a isso com um consórcio chamado Trusted and Responsible AI Network, o TRAIN. A ideia é garantir que a IA seja usada de forma ética e segura, protegendo as informações dos pacientes.

📮Já conhece nossas newsletters?