5 milhões de profissionais da saúde

📈 PL que protege os médicos; 📉 Comer menos é o segredo para viver mais; 🏃‍♂️ Walmart pulou fora;

🩺 Quem acompanha, lidera a saúde!

Sobre falhar

☕️ Bom dia! Para provocar mudanças, não devemos ter medo de dar o primeiro passo. Falharemos quando não tentarmos. 

Destaques da 312º edição: 

  • 📈 PL que protege os médicos;

  • 📉 Comer menos é o segredo para viver mais;

  • 🏃‍♂️ Walmart pulou fora; 

PL protege médicos em caso de sobrecarga de trabalho 

(Reprodução: Julia Fullerton-Batten)

O Projeto de Lei 846/24, em debate na Câmara dos Deputados, quer evitar punições a médicos que se sentem sobrecarregados ou lidam com falta de recursos em hospitais onde trabalham. Atualmente, a Lei 3.268/57, que rege os conselhos de Medicina, prevê punições como advertências, suspensões e até cassação do direito de exercer a profissão ⛑️.

☝️ A proposta. Se um médico alegar que sua atuação foi afetada por esses motivos, os conselhos regionais de Medicina poderão nomear uma junta para analisar o caso e elaborar um laudo sobre o comportamento do profissional e as condições de trabalho. 

Evidências. O médico poderá apresentar evidências, como prontuários e protocolos médicos, para sustentar suas alegações. A sobrecarga de trabalho, por exemplo, poderá ser demonstrada por meio de registros diários de entrada e saída do hospital 🏥.

🗣️ O deputado Wolmer Araújo (MA), autor da proposta, argumenta que os médicos não devem ser punidos por situações que fogem ao seu controle e afetam sua capacidade de trabalho. O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado em plenário.

Já somos quase 5 milhões

(Reprodução: Giphy)

🚂 O mercado de trabalho na área da saúde está a todo vapor. No último trimestre de 2023, houve um aumento de 1,6% nas vagas de emprego no setor da saúde, chegando a um total de quase 5 milhões de jobs no Brasil. Esses dados são do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde.

O estudo considerou desde os empregos diretos até os indiretos, tanto no setor público quanto no privado. As regiões que estão na liderança são o Norte e o Nordeste, com um crescimento de 14,5% e 12,4%, respectivamente. 

Quase metade desses jobs (2,4 milhões) estão concentrados no Sudeste. 

Comer Menos é o segredo da Longevidade?

(Reprodução: Mike Ellis)

Alguns estudos sugerem que a restrição calórica pode aumentar a longevidade sim. Maaas, também levantam dúvidas sobre seus benefícios a longo prazo e os efeitos do jejum intermitente.

🐁 A restrição calórica, demonstrada em estudos com ratos de laboratório, mostrou aumentar a expectativa de vida em até 30% ao reduzir a ingestão calórica em 30 a 40%. No entanto, os mecanismos precisos por trás desse fenômeno ainda não estão claros, embora sejam hipotetizados como relacionados à adaptação evolutiva à escassez alimentar.

⏱️ Restringir as calorias pode tornar as células mais resistentes ao estresse e promover processos como a autofagia, que podem melhorar a saúde celular e reduzir o risco de doenças relacionadas à idade. No entanto, estudos em humanos são escassos e difíceis de conduzir devido ao tempo necessário para observar os efeitos ao longo da vida.

  • Alguns estudos sugerem que o jejum intermitente pode ter benefícios semelhantes à restrição calórica, como melhora na saúde metabólica e redução da inflamação.

No entanto, há controvérsias sobre a eficácia dessas abordagens em humanos, especialmente a longo prazo. Estudos como o estudo Calerie mostraram alguns benefícios da restrição calórica em medidas relacionadas ao envelhecimento, mas alcançar uma redução calórica significativa em humanos pode ser desafiador.

🤔 Enquanto isso, outras pesquisas questionaram diretamente os benefícios da restrição calórica e do jejum intermitente, observando que pessoas com sobrepeso têm menor risco de mortalidade do que aquelas com peso normal ou abaixo do normal.

Walmart encerra clínicas de saúde devido a modelo de negócios “insustentável”

(Reprodução: Ethan Miller/Getty Images)

O Walmart anunciou o fechamento de suas 51 clínicas de saúde e serviços de atendimento virtual, encerrando assim sua iniciativa Walmart Health. Esse projeto foi iniciado em 2019 e ofereceu cuidados primários, odontológicos, de saúde comportamental e outros tratamentos. A empresa planejava abrir mais 22 clínicas no Texas e no Missouri até o final deste ano. 🏥

A decisão. Um dos motivos foi a falta de lucratividade, devido ao desafiador ambiente de reembolso e ao aumento dos custos operacionais. A empresa afirmou que ainda não definiu a data de fechamento das clínicas, mas que os provedores continuarão a tratar os pacientes até que isso aconteça. 😷

Efeitos. Ainda não se sabe quantos empregos serão afetados pelos fechamentos. O Walmart se comprometeu a pagar todos os funcionários afetados por 90 dias e afirmou que todos são elegíveis para transferências para outros cargos dentro da empresa. Após esse período, os funcionários também terão direito a benefícios de indenização. 💸

O Walmart continuará a operar suas farmácias e centros de visão, além de manter seus serviços de teste e tratamento, que permitem aos farmacêuticos testar para Covid-19, gripe e estreptococos, e prescrever tratamentos.

😴 Investindo na medicina do sono

🧬 Por mais geneticistas

📈 O dobro de Mais médicos

📊 Pesquisa

📮 Já conhece nossas newsletters?

Conquiste uma carreira médica com real impacto na vida das pessoas. Assine o Boletim Médico e descubra como a mudança e a inovação podem transformar sua trajetória profissional.

🪖 Boletim R0 

De R0 à R1. A newsletter que estará ao seu lado nas trincheiras da preparação para as provas de residência

🏥 O Residente 

Exclusiva para médicos residentes. Nossas atualizações cuidadosamente selecionadas economizam seu tempo e fornecem conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios diários da residência médica.